Tuesday, November 4, 2008

IMPORTANTE LER!!!!

PS: COPIADO DE UM BLOG QUE LEIO. ACHEI LEGAL COMPARTILHAR COM VCS PORQUE ACREDITO NESTE PLANO.


Um resuminho dos motivos pelos quais o Obama eh o meu candidato!!!

Saúde para todos: a cada ano milhares de famílias americanas perdem tudo por causa de problemas de saúde. Um dia você está bem, tem um emprego e plano de saúde, no dia seguinte descobre que tem um câncer e não pode trabalhar, seu plano de saúde não cobre as despesas exorbitantes e chegam as contas de milhares e milhares de dólares para pagar. Essa é a realidade, famílias vendendo suas casas para pagar as contas e depois ainda tendo que lidar com restrições dos planos que aumentam os preços absurdamente por causa do histórico médico da pessoa. Fora os pacientes que tem doenças que não estão respondendo aos tratamentos tradicionais (como muitos pacientes de leucemia e linfoma que nós vemos no trabalho) e que se optarem por tratamentos novos/ainda em teste, perdem o direito de acesso aos seus médicos e remédios. O paciente é punido pelas seguradoras porque está tentando salvar sua própria vida, ao invés de continuar tentando um tratamento que não está dando resultado. Um dos pontos cruciais da campanha de Obama é a saúde acessível para todos e fiscalização dos planos de saúde para que sejam mais justos. Saúde é para todos, se você tem que ser rico para poder sair vivo de um câncer, tem algo de muito errado nessa sociedade.

Energia alternativa, meio-ambiente: Bush e sua turma são famosos pelo desrespeito ao meio-ambiente, por não participarem de tratados internacionais para defesa do meio-ambiente, nunca aceitando responsabilidade pelo estrago que os EUA causam. Obama defende fontes de energia alternativas, limpas, e responsabilidade ambiental. E de quebra acabar com a dependência americana do petróleo, que já causou tantas guerras.

Economia: ao contrário das mentiras espalhadas pelos Republicanos, somente quem ganha mais de 250,000 por ano vai ver seus impostos aumentados, e mesmo assim, somente quem ganha mais de 600,000 por ano que vai ter um aumento significativo. Obama vai diminuir os impostos das camadas que ganham menos e aumentar das camadas que ganham mais. Obama também promete a retirada das tropas do Iraque, onde 10 bilhões de dólares são gastos por mês. Dinheiro esse que poderia estar sendo melhor utilizado dentro do país. Já ouvi muita gente chamar o Obama de populista, mas na minha opinião, quem concorre em uma eleição dizendo que vai diminuir os impostos de todos como o McCain é que é realmente populista.

Família: acreditem se quiser, mas os EUA não tem licença maternidade paga, e a licença maternidade não remunerada existente tem várias restrições - somente uma parte das mães tem direito a ela. Obama vai incentivar os estados a oferecerem licença remunerada e expandir a licença não remunerada. Nenhum país desenvolvido no mundo hoje NÃO oferece licença maternidade remunerada, somente os EUA.

Aborto: Obama vai preservar o direito das mulheres que resolvem fazer esta escolha. Ele também é a favor da prevenção e educação sexual.

Educação: o plano defendido por Obama vai investir pesado na formação de professores e em salários, para atrair e reter bons professores. O ensino superior, que aqui é caríssimo, vai oferecer bolsas em troca de serviço comunitário. Atualmente o único jeito encontrado por muitos jovens de baixa renda para cursar uma faculdade é se alistar - servir alguns anos nas forças armadas em troca de financiamento de uma faculdade depois. Mais uma tática anti-ética usada pelo governo atual, que se aproveita da falta de perspectiva dos jovens mais pobres para usá-los em suas guerras prometendo um futuro melhor (se) quando eles voltarem para casa.

Mulheres: Obama vai passar a lei que garante remuneração igual a uma mulher com as mesmas qualificações que um homem na mesma posição. Hoje em dia é comum empresas pagarem 25% a menos para uma mulher em um mesmo cargo e com a mesma formação que um homem, e menos ainda se a mulher for mãe. Essa lei não passou esse ano - McCain foi um dos que votou contra.

Diplomacia: quem agüenta a política Bush de atire primeiro e pergunte depois? Obama defende a volta da diplomacia, reconhece a ONU e a opinião de outros líderes mundiais.

Essas são só algumas das coisas mais importantes na minha visão da plataforma do Obama - tem muitas outras, todas sempre focando problemas sociais, justiça social. Nenhum país é perfeito nem nunca vai ser, mas com a atual política americana o país está na lanterninha de desenvolvimento social dos países desenvolvidos, o que é uma vergonha.

No comments: